07/10/2024

Boulos vai ao segundo turno contra Ricardo Nunes

por Cezar Xavier

Publicado 06/10/2024 22:06 | Editado 06/10/2024 22:12

05/10/24 - Caminhada da Vitória na Av. Paulista com Lula, Boulos e Marta Créditos: Leandro Paiva/@leandropaivac

A disputa pela Prefeitura de São Paulo será definida no segundo turno entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Com 99,97% das urnas apuradas, Nunes somava 29,48% dos votos válidos, enquanto Boulos alcançava 29,07%. Pablo Marçal (PRTB), que ficou de fora da disputa, obteve 28,14%. Com essa apuração, não há mais possibilidade de reversão dos resultados.

As pesquisas de intenção de voto já indicavam uma disputa acirrada entre os três principais candidatos. Agora, Boulos dá início a uma nova campanha eleitoral, em que a polaridade fica mais definida, o que pode facilitar a conquista dos votos necessários para vencer o pleito. A candidata Tábata Amaral (PSB) já declarou seu voto e apoio a Boulos, tendo conquistado quase 10% dos votos paulistanos (605.328 votos).

Polarização nacional

A disputa entre Nunes e Boulos revive o embate entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia Boulos, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que prometeu apoio a Nunes, mas não compareceu, gerando dubiedade sobre quem seria o legítimo candidato bolsonarista. No primeiro turno, o padrinho político teve participação tímida, mas a expectativa é de que no segundo turno Bolsonaro assuma um papel mais ativo na campanha. Lula apareceu duas vezes em São Paulo para apoiar Boulos, enquanto Bolsonaro limitou-se a gravar vídeos para Nunes.

Com a definição do segundo turno, o foco das campanhas se volta para a busca de alianças e a intensificação do discurso em torno de propostas que possam atrair o eleitorado indeciso e os votos, principalmente de Marçal eTábata. A cidade de São Paulo mais uma vez se prepara para uma disputa acirrada entre dois projetos de governo distintos.

Fone: Portal Vermelho!

07010/2024

 

Compartilhar: